No Antigo Testamento havia três classes de pessoas com o oficio, mistério considerados mediadores entre Deus e os homens: Os Profetas, Os Sacerdotes e os Reis.
Profeta: Representante de Deus no meio do povo, que revela a vontade divina, mensageiro do Altíssimo, transmiti á mensagem de Deus aos homens.
Sacerdote: Pessoa divinamente consagrada para representar o homem diante de Deus e oferecer sacrifício, transmiti á mensagem dos homens a Deus.
Rei: O chefe de estado, aquele que rege ou governa os homens na terra, por intermédio das orientações dadas por Deus.
Em 1 Timóteo 2.5-6
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo."
Jesus nos é apresentado como único mediador entre Deus e os Homens; sendo assim Cristo reúne em si mesmo o tríplice oficio.
1 - Jesus
Cristo - Profeta, que ilumina as nações;
Foi chamado de profeta ( Marcos 6.15 / Lucas 24.19 / João 4.19 )
Chamou a si mesmo de profeta ( Mateus 23.37 / Lucas 13.33 )
Como profeta, Jesus transmitiu ao povo a mensagem de Deus:
Deus falou com o povo através do Filho ( Hebreus 1.1-2) a respeito do cumprimento das profecias, Deus vela por sua palavra, realiza o que fala, mantém e cumpri as promessas.
Como profeta, Jesus pregou a Salvação:
Jesus pregava o caminho da salvação, "Este é o caminho que deve ser seguir" ( Isaías 30.21), pregava arrependimento, amor, honestidade, respeito, humildade, gratidão e Justiça. (Salmos 85.13)
Como profeta, Jesus anunciou o Reino de Deus:
Essa era um dos temas principais da pregação do nosso Senhor, ( Mateus 4.17) é próximo o Reino de Deus, ampliou o tema ao descrever a natureza do reino e as condições de ingresso nele.
2 - Jesus
Cristo - Sacerdote, se ofereceu como sacrifício as nações;
O ( Salmos 110.4 ) foi predito o sacerdócio de Cristo, quando ele veio foi identificado como sumo sacerdote ( Hebreus 4.14 ).
Os alguns encargos do Sumo sacerdotes eram:
O sumo sacerdote ia ao pé do altar oferecer sacrifício a Deus,
Ao pé do altar chamado Gólgota, foi oferecido o Cordeiro de Deus chamado Cristo como o sacrifício perfeito que tira o pecado do mundo. ( João 1.29).
O sumo sacerdote ia até o Santo dos Santos e aspergia o sangue do cordeiro na arca da aliança " presença de Deus", Cristo verteu seu sangue na cruz do calvário, o véu se rasgou ( Mateus 27.51 ) temos livre acesso a presença de Deus, Jesus ascendeu ao céu, para agora se apresentar a Deus em nosso favor. ( Hebreus 9.24 / 1 João 2.1 ).
3 - Jesus
Cristo - Rei, o rei soberano sobre as nações;
Foi profetizado como o Rei, renovo de Davi ( Jeremias 23.5), identificado como Rei em seu tempo ( João 18.37 ), foi chamado de Rei no seu Nascimento ( Mateus 2.2), até a crucificação ( Lucas 22.29), voltando ao céu foi aclamado como Rei da Glória. ( Salmos 28.8-10 ) e Deus o exaltou, ( Filipenses 2.9-11 ).
- Porém a plenitude deste ministério se mostrará quando ele voltar:
Se assentará no trono ( Lucas 1.32-33 / Mateus 25.31 );
A igreja Reinará com ele ( 2 Timóteo 2.11-12 / Apocalipse 20.4 );
Reinará para sempre ( Apocalipse 11.15 )
O mundo tem vários pseudos Reis:
Pelé o rei do futebol;
Elvis Presley o rei do rock;
Roberto Carlos o rei da mpb;
Luiz Gonzaga o rei do baião;
Michael Jackson o rei do pop;
Antonio Fagundes o rei do gado;
Mas a igreja é a única que tem o REI DOS REIS ( Apocalipse 19.13 ).
Thiago Silva
0 comentários:
Postar um comentário